Defensoria Pública da União (DPU) - Técnico - Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (2010) Questão 43

A discussão a respeito de responsabilidade social não é nova e não é consensual acerca do significado do termo e das obrigações que dela decorrem. Considerando as funções da responsabilidade social nas organizações, do ponto de vista clássico e do contemporâneo, assinale a opção correta.

  • A Em uma visão contemporânea da responsabilidade social, a empresa precisa desenvolver ações socialmente responsáveis, mas apenas as que possam contribuir diretamente para o lucro da empresa e que estejam diretamente ligadas à sua área de atuação.
  • B A responsabilidade social das empresas está diretamente ligada ao seu business. Na visão contemporânea do conceito, as empresas devem se envolver somente com os problemas sociais diretamente ligados às suas áreas de negócios.
  • C Keith Davis, um dos representantes da visão contemporânea de responsabilidade social, afirma que os custos e os benefícios sociais da atividade da empresa são intangíveis, ou seja, não são passíveis de serem calculados e considerados em sua contabilidade.
  • D Na visão clássica de responsabilidade social, a função da empresa é otimizar os lucros e o valor do patrimônio líquido dos acionistas.
  • E De acordo com a visão clássica de responsabilidade social, Milton Friedman argumenta que a empresa não colabora com o progresso da sociedade ao visar o lucro, mesmo pagando seus impostos e bons salários aos trabalhadores.

Encontre mais questões

Voltar