Ministério Público da União (MPU) - Analista - Psicologia (2013) Questão 41

Um funcionário público, de cinquenta e quatro anos de idade, procurou o serviço de saúde do órgão em que trabalhava por apresentar um quadro álgico importante, que o incomodava havia aproximadamente um ano. Realizados os exames, foi diagnosticada uma condição crônica que explicava os sintomas álgicos e indicada cirurgia que poderia minorar, mas não curar a dor, e atrasar a evolução da doença. O paciente entrou em processo de ansiedade, e a intensidade da dor aumentou. O médico responsável decidiu afastar o servidor do trabalho por trinta dias, em licença médica, e o encaminhou para o serviço de psicologia, solicitando intervenção complementar no tratamento da dor e auxílio psicológico para favorecer a decisão do paciente de se submeter ou não ao ato cirúrgico.

Considerando a situação hipotética acima apresentada, julgue o item subsequente com relação aos aspectos éticos e técnicos para assistência cognitivo-comportamental ao paciente em questão.

O paciente sofre de dor crônica e pode se beneficiar da intervenção psicológica para alívio da dor, desde que não lhe seja ministrada medicação álgica enquanto durar o tratamento psicológico.

  • Certo
  • Errado

Encontre mais questões

Voltar