Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro - Professor - Inglês (2010) Questão 59

TEXTO 2

Na escola, todos os professores devem se preocupar com a qualidade de interlocução desenvolvida com todos os membros da comunidade. A interlocução deverá estar sempre apontando para novas aprendizagens, para as formas mais avançadas de pensar o mundo e de conviver no espaço/tempo simultâneo que incorpora aspectos vividos na história individual e coletiva às dificuldades e alegrias dos momentos presentes e, ainda, à interface com a construção do amanhã.

Afinal, inclusão implica constituição de conhecimentos, pois não basta manter o aluno na escola. Sua permanência deve ser revestida de qualidade, sem o que estaremos reproduzindo a exclusão social que nossas crianças e jovens vivem fora da escola. (...)

As escolhas precisam ser muito bem pensadas. Não podem ser guiadas somente pelas necessidades da vida prática, tampouco bastar-se pela tradição ou senso comum e muito menos pelo momento vivido. Precisamos estar sempre atentos para saber que aprendizagens promovem o desenvolvimento, que ideologias estão balizando nossas escolhas e a que estruturas sociais elas poderão servir. A seleção dos conteúdos, assim como os procedimentos de ensino, estão repletos de significados embutidos que, muitas vezes, reforçam as práticas sociais discriminatórias.

               (Multieducação – Temas em debate; trocando idéias. – Texto adaptado)



Com base no TEXTO 2, responda à questão.

As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, emanadas do Conselho Nacional de Educação, apresentam os elementos norteadores das ações pedagógicas em todo o território nacional. Assim sendo, elas enunciam:

  • A o núcleo curricular básico detalhando os conteúdos a serem tratados em todos os componentes curriculares
  • B os princípios éticos, políticos e estéticos que fundamentam a articulação entre as áreas do conhecimento e aspectos da vida cidadã
  • C a programação de cada disciplina e matéria com as respectivas cargas horárias semanais a serem observadas
  • D a divisão obrigatória do ensino básico em ciclos de ensino que substituem os antigos segmentos e seriação