Prefeitura Municipal de Salvador - Professor - Educação Física (2019) Questão 61

Observe as práticas pedagógicas desenvolvidas por dois professores de Educação Física:
Jair, professor nos anos finais do ensino fundamental, está lecionando o conteúdo basquetebol. Elegeu como especificidade do conteúdo o ensino do arremesso em distâncias maiores, o conhecido “arremesso de três pontos”. Em sua aula, observa-se o uso de atividades centradas na descrição e demonstração do gesto motor. O aluno, por sua vez, recebe a informação transmitida e tenta reproduzir as orientações recebidas. Apito, controle de tempo e espaço também são características marcantes da aula do professor Jair.
Plínio, atuante na mesma etapa do ensino, optou pelo conteúdo jogos cooperativos. Ele faz uso frequente de problemas e/ou desafios, em que a turma, em grandes grupos ou em sua totalidade, se reúne para pensar estratégias para resolução do estímulo proposto pelo professor. Quando a dificuldade impossibilita a atividade, o professor intervém dando dicas e/ou auxiliando os alunos a buscarem uma solução ao desafio proposto.
Sobre as práticas enunciadas, assinale a afirmativa correta.

  • A O professor Jair adota estilos de ensino mais próximos à descoberta orientada e solução de problemas, enquanto o professor Plínio procura trabalhar com estilos próximos à avaliação recíproca.
  • B O professor Plínio trabalha numa perspectiva recreacionista, enquanto o professor Jair usa de estilos de ensino indiretos, como a descoberta orientada.
  • C O professor Plínio transita entre uso de estilos ensino centrados na descoberta orientada e na solução de problemas. O professor Jair marca sua atuação pelo estilo de ensino por comando.
  • D O professor Jair se aproxima do estilo de ensino programação individualizada. Já o professor Plínio faz uso de estratégias baseadas no comando e na tarefa.
  • E Ambos os professores utilizam o estilo de ensino por comando, sendo o Professor Plínio aquele que fornece menos autonomia aos alunos.

Encontre mais questões

Voltar