Prefeitura Municipal de Viana - Auditor de Controle Interno - Administração (2019) Questão 45

Figura 1 – Ciclo de Vida do produto.

Fonte: Ballou (2006).


Outro conceito tradicional conhecido dos operadores dos mercados é o do Ciclo de Vida dos Produtos. Estes não geram seu volume maior de vendas imediatamente após o lançamento, nem tampouco mantêm indefinidamente um volume de pico de vendas. Assinale a opção CORRETA:

  • A O estágio do lançamento pode ser muitas vezes bem rápido, seguido por um período mais prolongado, chamado da maturação.
  • B O estágio do crescimento ocorre imediatamente após a introdução de um novo produto no mercado. As vendas não estão em nível elevado porque a aceitação do produto ainda não é generalizada.
  • C O fenômeno do ciclo de vida do produto não tem influência sobre a estratégia de distribuição.
  • D Um dia o volume de vendas diminui para a maioria dos produtos como resultado de avanços tecnológicos, da concorrência ou do esgotamento do interesse dos clientes. A fim de manter uma distribuição eficiente, surge a necessidade do ajustamento dos padrões de movimentação do produto e alocação de estoques.