Prefeitura Municipal de São Sebastião do Caí - Enfermeiro (2015) Questão 36

O termo “diabetes mellitus" (DM) refere-se a um transtorno metabólico de etiologias heterogêneas, vem aumentando sua importância pela sua crescente prevalência e habitualmente está associado à dislipidemia, à hipertensão arterial e à disfunção endotelial. Marque V (para afirmativas verdadeiras) e F (para afirmativas falsas):

( ) Os sintomas de poliúria, polidipsia, polifagia e perda inexplicada de peso geralmente são mais agudos no DM tipo II.

( ) A apresentação do diabetes tipo I é em geral abrupta, acometendo principalmente crianças e adolescentes sem excesso de peso, o traço clínico que mais define o tipo I é a tendência à hiperglicemia grave e cetoacidose.

( ) O DM tipo II manifesta-se, em geral, em adultos com longa história de excesso de peso e com história familiar de DM tipo II. A cetoacidose nesses casos é comum e, quando presente, em geral é ocasionada por infecção ou estresse muito grave.

( ) No DM tipo II, o início é insidioso e muitas vezes a pessoa não apresenta sintomas. Frequentemente, a suspeita da doença é feita pela presença de uma complicação tardia, como proteinúria, retinopatia, neuropatia periférica, doença arteriosclerótica ou então por infecções de repetição.

Assinale a alternativa correta de acordo com o preenchimento dos parênteses:

  • A V, V, F, F,
  • B F, V, F, V.
  • C F, V, V, F.
  • D V, V, V, V.

Encontre mais questões

Voltar