Questão 39 do Concurso Prefeitura Municipal de Pinhais - Agente de Combate a Endemias (2017)

O Paraná é um dos 26 estados do Brasil, conta com uma área de aproximadamente 200 mil km2 e detém uma das maiores economias do país. Passou, em sua história, por vários ciclos econômicos. Sobre a história do Paraná, assinale a alternativa correta.
  • A O município de Apucarana, no nordeste do Paraná, foi fundado em 1926, devido à importância econômica que o desenvolvimento do café proporcionou.
  • B Curitiba nasceu indígena e portuguesa, no terceiro planalto do Paraná, 1334 metros acima do nível do mar. Seu nome significa perobal na linguagem dos índios Guarani, remetendo à predominância da peroba em seu território.
  • C A atual bandeira do Paraná, vigente desde 1888, é carregada de simbolismo. Os ramos de café e trigo representados na bandeira, eram os principais produtos do Paraná à época.
  • D O ano de 1975 foi marcante para a região norte do Paraná, pois uma forte geada atingiu plantações da região e queimou grande parte das plantações da época.
  • E Índios e escravos, que se rebelaram do trabalho escravo realizado nas lavouras de café do oeste do estado, conseguiram, após o conflito em 1891, o reconhecimento da vila de Guairaçú, elevada a município em 1971.