Você foi o engenheiro civil contratado para fazer a supervisão de um levantamento de topografia para fazer a marcação inicial de um canteiro de obras. O cartógrafo responsável irá utilizar uma estação total para fazer o serviço e trouxe um equipamento de classe 3. Sabe-se que a classe 1 apresenta a melhor precisão. Junto a isso, ele disse que, no momento, o desvio-padrão da direção está com 09” (nove segundos). Você, como engenheiro da obra, deve
- A não aceitar a medição e pedir para que o cartógrafo mude o equipamento para fazer a locação, visto que o desvio-padrão da direção para estações totais de classe 3 é aceitável até 02” (dois segundos).
- B aceitar a medição e continuar com a marcação do canteiro, visto que o desvio-padrão da direção para estações totais de classe 3 é aceitável de 5” a 10” (cinco a dez segundos).
- C não aceitar a medição e pedir para que o cartógrafo mude o equipamento para fazer a locação, visto que o desvio-padrão da direção para estações totais de classe 3 é aceitável de 02” a 04” (dois a quatro segundos).
- D não aceitar a medição e pedir para que o cartógrafo mude o equipamento para fazer a locação, visto que o desvio-padrão da direção para estações totais de classe 3 é aceitável de 02” a 05” (dois a cinco segundos).
- E não aceitar a medição e pedir para que o cartógrafo mude o equipamento para fazer a locação, visto que o desvio-padrão da direção para estações totais de classe 3 é aceitável de 05” a 07” (cinco a sete segundos).