Prefeitura Municipal de Salto do Jacuí - Arquiteto (2019) Questão 43

Considerando uma instalação elétrica, o número de pontos de tomada deve ser determinado em função da destinação do local e dos equipamentos elétricos que podem ser utilizados para esse fim. Sobre os pontos de tomada, é correto afirmar que:

  • A Em cozinhas, copas, copas-cozinhas, áreas de serviço, cozinha-área de serviço, lavanderias e locais análogos, deve ser previsto no mínimo um ponto de tomada para cada 5,0m, ou fração de perímetro, sendo que acima da bancada da pia deve ser prevista no mínimo uma tomada de corrente.
  • B Em salas e dormitórios deve ser previsto pelo menos um ponto de tomada para cada 6m, ou fração de perímetro, devendo esses pontos serem espaçados tão uniformemente quanto possível.
  • C Em varandas não há necessidade de previsão de ponto de tomada.
  • D Em banheiros, cozinhas, copas, copas-cozinhas, áreas de serviço, lavanderias e locais análogos, a potência a ser atribuída a cada ponto de tomada é de no mínimo 600 VA por ponto de tomada, até́ três pontos, e 100 VA por ponto para os excedentes, considerando-se cada um desses ambientes separadamente. Quando o total de tomadas no conjunto desses ambientes for superior a seis pontos, admite-se que o critério de atribuição de potências seja de, no mínimo, 600 VA por ponto de tomada, até́ dois pontos, e 100 VA por ponto para os excedentes, sempre considerando cada um dos ambientes separadamente.
  • E Em salas e dormitórios, a potência a ser atribuída é de, no mínimo, 200 VA por ponto de tomada.