Prefeitura Municipal de Brejo de Areia - Psicólogo (2019) Questão 28

Sobre a Psicologia enquanto ciência, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo e depois assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Dois nomes se ligam à data do nascimento da psicologia e disputam a sua paternidade. São eles: Fechner e Wundt. O nome de Fechner está relacionado com a publicação de sua obra "Elementos de Psicofísica" publicada em 1860. O de Wundt está ligado à publicação de seu livro Elementos de Psicologia Fisiológica, em 1864, e à criação do primeiro laboratório psicológico, em Leipzig, Alemanha, em 1879.
( ) A obra de Fechner “Elementos de Psicofísica” foi um marco na história da psicologia. O ponto central de suas preocupações e de sua obra era encontrar a relação existente entre mente x corpo, físico x espiritual.
( ) Com a publicação do livro “Elementos de Psicologia Fisiológica”, Wundt reúne, num tronco, as raízes ou tendências científicas e filosóficas da psicologia que haviam surgido até então. Wundt não só reúne, mas classifica e agrupa os elementos da vida mental, determina o seu objeto e objetivo, enuncia os seus princípios e os seus problemas, estabelece os métodos de estudo, enfim, estrutura e normatiza a psicologia. Com isso, dá-lhe, também, uma nova definição. A psicologia deixa de ser o estudo da vida mental e da alma e passa a ser o estudo da consciência ou dos fatos conscientes. Assim estruturada e sistematizada, a psicologia passa a ser uma ciência autõnoma, não mais um apêndice da filosofia ou da fisiologia.
( ) O empirismo crítico também esteve presente no sistema wunditiano, ao buscar a relação entre os fenômenos psíquicos e fisiológicos, entre a mente x corpo. A solução, no seu entender, encontrava-se no paralelismo psicofísico. Isto é, uma mesma causa ou lei causal opera tanto na esfera dos fenômenos psíquicos, como na dos físicos. Os processos mentais e os processos corporais e fisiológicos decorrem, paralelamente, sem interferência mútua.
( ) Fechner adota a idéia do paralelismo, considerando mente x corpo como sendo duas faces da mesma moeda. Demonstra que existe uma ligação entre esses dois mundos e é uma relação matemática, quantitativa. Para chegar a essa conclusão, fez diversas experiências, testando os processos psicológicos com os métodos das ciências exatas. Achava que as sensações só poderiam ser testadas através dos estímulos. Ao modificar um estímulo, aumentando-o ou diminuindo-o, este iria modificar, mais ou menos, as sensações (relação matemática). Aí estaria a chave das relações e da unidade mente x corpo.

  • A V – V – F – V – V.
  • B F – V – V – V – V
  • C V – F – V – F – V.
  • D V – F – F – F – F.

Encontre mais questões

Voltar