Polícia Militar do Distrito Federal (PM-DF) - Soldado Músico - Corneteiro (2018) Questão 7

Texto 3

Por uma sociedade mais tolerante e inclusiva


NEGRI, Katia. Disponível em: <http: //www.asecbrasil.org.br/blog/por-uma-sociedade-mais-tolerante-e-inclusiva-de-que-forma- as-habilidadesemocionais-e-sociais-podem-contribuir/>. Acesso em: 1o maio 2018 (fragmento), com adaptações.


A respeito dos mecanismos responsáveis pela coesão do texto, assinale a alternativa correta.

  • A A autora, ao empregar a conjunção adversativa “mas” (linha 2), além de estabelecer uma oposição entre dois segmentos, dá destaque à ideia mais importante dessa relação: a que é introduzida pelo referido conectivo.
  • B Os pronomes sublinhados no trecho “que existem entre nós, percebendo-as com mais naturalidade?” (linhas 3 e 4) retomam dois termos mencionados anteriormente e, assim, evitam repetições desnecessárias.
  • C A conjunção “e”, em pelo menos uma das ocorrências no período “Algumas habilidades emocionais e sociais contribuem para uma sociedade mais tolerante e inclusiva.” (linhas 12 e 13), estabelece uma relação de adversidade entre dois termos.
  • D A substituição do período “A empatia, por exemplo, é uma habilidade extremamente importante.” (linhas 14 e 15) pela redação Uma delas, por exemplo, é a empatia, habilidade extremamente importante. comprometeria a coesão com o período anterior.
  • E Os elementos sublinhados no período “Quanto mais desenvolvemos a capacidade de nos colocar no lugar do outro, mais chances teremos de compreendê-lo como um ser único e, desta forma, validar o seu ponto de vista.” (linhas de 15 a 18) referem-se ao termo “lugar do outro”.

Encontre mais questões

Voltar