Questão 30 do Concurso Prefeitura Municipal de Miguelópolis - Professor - Educação Física (2021)

Games na pandemia Psicólogos apontam os riscos potencializados pelo distanciamento social, mas também fazem ponderações: não é o caso de "demonizar" os jogos virtuais. Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/comportamento/noticia /2020/10/games-na pandemia-seu-filho-esta-jogando-em-excesso-veja-o-que-dizem-especialistas ckgi201ad000c015xwgncrzy2.html. Acesso em 08/06/2021


Figura 1. Perda do sono por conta dos jogos. (CHARGE..., 2018)
Sobre os jogos eletrônicos, é correto afirmar, EXCETO em:
  • A A influência que os jogos eletrônicos exercem sobre as pessoas podem ser positivas quando se pensa em aprendizado e desenvolvimento de estímulos cognitivos, como negativa observado em problemas de saúde como sedentarismo, cansaço físico e mental e também no vício. Com a situação atual da Covid, a influência me meio a sociedade atual é ainda maior, já que são considerados uma forma de “fuga social”.
  • B Bem como em outros tipos de jogos, os jogos eletrônicos podem contribuir para o desenvolvimento do pensamento lógico e rápido, resolução de problemas, concentração, trabalho em equipe, observação, melhora a coordenação motora e desenvolve a capacidade de tolerância a frustrações. Dessa forma, essas habilidades desenvolvidas no ambiente online podem se refletir em seu cotidiano do dia a dia.
  • C Além da distração fornecida pelos jogos eletrônicos, alguns games são criados especificamente para a educação, outros são de uso geral, mas com o direcionamento do professor podem trazer benefícios reais de conhecimento. Os jogos eletrônicos podem ser usados na educação para alfabetização de crianças e também auxiliá-las na aprendizagem de várias disciplinas, inclusive na Educação Física.
  • D Gaming disorder ou transtorno dos jogos eletrônicos não foi incluído no lançamento da Classificação Internacional de Doenças (CID-11) pela Organização Mundial da Saúde (OMS).