Prefeitura Municipal de Cananéia - Professor - Ensino Fundamental (2020) Questão 62

Considere os dois trechos que seguem.


Zuheil: (Está fazendo a conta).

Pesquisador: Não pode saber se está certa ou errada sem fazê-la?

Zuheil: Tá bom, tá bom (termina de fazer a conta).

Pesquisador: Não poderias responder sem fazer a conta?

Zuheil: Bom... porque 416 mais 126 está por aqui como 500, então 238 + 10 não pode ser [...]”.


Entrevistador: Quantos passageiros ficam?

Maria das Neves: Não sei.

Entrevistador: O que você tinha que fazer, soma, subtração?

Maria das Neves: Subtração.

Entrevistador: Como te deste conta?

Maria das Neves: Não sei... Porque diz que descem os passageiros”.

(LERNER, Delia. A matemática na escola – aqui e agora)


Após a leitura dos excertos e conforme o pensamento de Delia Lerner, a escola deveria dar uma importância maior a dois aspectos essenciais, a saber:

  • A o valor posicional do sistema de numeração decimal e reversibilidade das operações.
  • B a antecipação dos resultados das operações e a reflexão sobre as propriedades das operações.
  • C os agrupamentos de 10, 100, 1000 e a interpretação dos sinais convencionais.
  • D a resolução de problemas e o ensino da etnomatemática.
  • E a compreensão do zero e a importância dos jogos no ensino da matemática.