Corpo de Saúde da Marinha (CSM) - Cirurgião Dentista (2018) Questão 55

Durante a primeira fase do tratamento ortodôntico, para levar os dentes para o alinhamento, uma combinação de inclinação vestibulolingual e mesiodistal guiada por um arco ortodôntico é necessária e decorre de uma mecanoterapia ortodôntica específica. Assinale a opção que apresenta corretamente os princípios biomecânicos dessa fase do tratamento.

  • A Os arcos ortodônticos iniciais para o alinhamento devem fornecer força contínua, leve, de aproximadamente 150 gF, para produzir o movimento dental de inclinação mais eficiente.
  • B Os arcos ortodônticos devem ser capazes de se movimentar livremente dentro dos bráquetes, e pelo menos 0.002"de folga entre o arco ortodôntico e o bráquete é necessária para o deslizamento mesiodistal.
  • C A fricção é o principal componente da resistência ao deslizamento, corroborando a alegação de que o alinhamento com bráquetes autoligados é mais rápido.
  • D Em situações de apinhamento assimétrico, é desejável maior resiliência do arco ortodôntico de alinhamento.
  • E Durante o alinhamento inicial, é indicado inclinar as coroas para a posição juntamente com os ápices radiculares; por isso, fios retangulares 0.017"X0.025"superelástÍcos são os fios de eleição nessa fase.

Encontre mais questões

Voltar