Banco do Brasil - Escrituário (CESGRANRIO - 2015) Questão 10

Cartilha orienta consumidor

Lançada pelo SindilojasRio e pelo CDL-Rio,em parceria com o Procon-RJ, guia destaca os principais pontos do Código de Defesa do Consumidor (CDC),selecionados a partir das dúvidas e reclamações mais comuns recebidas pelas duas entidades

O Sindicato de Lojistas do Comércio do Rio de Janeiro (SindilojasRio) e o Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDL-Rio) lançaram ontem uma cartilha para orientar lojistas e consumidores sobre seus direitos e deveres. Com o objetivo de dar mais transparência e melhorar as relações de consumo,a cartilha tem apoio também da Secretaria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Seprocon)/Procon-RJ.

Batizada de Boas Vendas, Boas Compras! – Guia prático de direitos e deveres para lojistas e consumidores,a publicação destaca os principais pontos do Código de Defesa do Consumidor (CDC), selecionados a partir das dúvidas e reclamações mais comuns recebidas, tanto pelo SindilojasRio e CDL-Rio, como pelo Procon-RJ.

“A partir da conscientização de consumidores e lojistas sobre seus direitos e deveres, queremos contribuir para o crescimento sustentável das empresas,tendo como base a ética, a qualidade dos produtos e a boa prestação de serviços ao consumidor”, explicou o presidente do SindilojasRio e do CDL-Rio, Aldo Gonçalves.

Gonçalves destacou que as duas entidades estão comprometidas em promover mudanças que propiciemo avanço das relações de consumo, além do desenvolvimento do varejo carioca.

“O consumidor é o nosso foco. É importante informá-lo dos seus direitos”, disse o empresário,ressaltando que conhecer bem o CDC é vital não só para os lojistas, mas também para seus fornecedores.



No seguinte período, a palavra em destaque está grafada de acordo com a ortografia oficial:

  • A O sindicato se preocupa com o aspécto educativo da cartilha.
  • B Várias entidades mantêm convênio conosco.
  • C O consumidor tem de ser consciênte de seu papel de cidadão.
  • D O substântivo que traduz essa cartilha é “seriedade".
  • E No rítmo em que a sociedade caminha, em breve exerceremos plena cidadania.

Encontre mais questões

Voltar