Questão 105 do Concurso Tribunal de Justiça do Estado do Mato Grosso do Sul (TJ-MS) - Tecnologia da Informação (2017)

O termo clustering é utilizado para designar as técnicas que fazem com que múltiplos recursos, como servidores, apareçam como sendo uma única entidade para usuários externos. Balanceamento de carga e alta disponibilidade são exemplos de clustering. Indique a afirmativa CORRETA sobre as tecnologias e produtos disponíveis para aumentar a carga e a disponibilidade de serviços oferecidos na rede.

  • A Network Address Translation, ou NAT, pode ser utilizado como mecanismo de balanceamento de carga de camada 7. Nesse caso, a melhor prática consiste e criar um cluster de servidores com conteúdos idênticos e que oferecem o mesmo serviço.
  • B Proxies reversos podem ser utilizados para prover balanceamento de carga e alta disponibilidade para servidores HTTP e HTTPS. HAproxy e Nginx são exemplos de ferramentas que podem operar como proxy reverso, contudo, por questões de segurança, essas ferramentas operam apenas com HTTPS.
  • C Balanceamento de carga pode ser feito nas camadas 4 (Transporte) ou 7 (Aplicação). Quando o balanceamento é feito na camada 4, o conjunto de aplicações e serviços poderá ser distribuído em diversos servidores, sendo que cada servidor poderá suportar um conjunto de aplicações e serviços específicos.
  • D A técnica de IP flutuante (floating IP) pode ser utilizada para evitar que o dispositivo responsável por receber as requisições dos clientes e efetuar o balanceamento de carga seja um ponto único de falha.
  • E Um proxy reverso operando em camada 4 pode fazer balanceamento de carga em servidores de banco de dados, como o MySQL, por exemplo. A vantagem de operar em camada 4 é a possibilidade de escolher o servidor de acordo com a consulta SQL recebida.