Polícia Civil do Estado de Piauí (PC-PI) - Perito Criminal - Farmacêutico (2018) Questão 46

Esta questão foi anulada pela banca organizadora.

A descoberta no final da década de 50 de drogas antidepressivas e sua utilização na prática clínica trouxe um avanço importante no tratamento e no entendimento de possíveis mecanismos subjacentes aos transtornos depressivos. Tornou a depressão um problema médico passível de tratamento, semelhante a outras doenças como o diabetes e a hipertensão arterial. Até os anos 80 havia duas classes de antidepressivos, os tricíclicos (ADTs) e os inibidores de monoaminooxidase (IMAOs). Embora muito eficazes, apresentavam efeitos colaterais indesejáveis causados pela inespecificidade de sua ação farmacológica e eram potencialmente letais em casos de superdosagem. Com base nos antidepressivos, julgue as afirmativas e marque a alternativa CORRETA.
I- Os Antidepressivos tricíclicos são quimicamente relacionados com os fenotiazínicos, e alguns tem ações não seletivas de bloqueio de receptores. Exemplos desses antidepressivos são a imipramina, a amitriptilina e a clomipramina.
II- A bupropiona inibe a captura de noraepinefrina e de 5-HT.
III- Os inibidores da monoamino-oxidase causam aumento rápido e sustentado do conteúdo de 5-HT, norepinefrina e dopamina, sendo a 5-HT mais afetada, e a dopamina menos.
IV- A administração de aminas simpatomiméticas com ação indireta como, por exemplo, a efedrina, causam hipertensão grave em pacientes, quando administrada junto com as IMAOs.

  • A Apenas I e II são corretas.
  • B Apenas II e IV são corretas.
  • C Apenas I, II e IV são corretas.
  • D Apenas I e III são corretas.
  • E Todas são corretas.

Encontre mais questões

Voltar