Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx) - Oficial do Quadro Complementar (2013) Questão 69

A transfusão de sangue refere-se à necessidade de introduzir, diretamente no sistema circulatório, sangue total ou derivados de sangue (papa de hemácias, plasma, plaquetas) em um cliente. Assinale a alternativa que apresenta sintomas de complicações na transfusão sanguínea.

  • A A sobrecarga do volume de líquido poderá ocorrer quando são infundidos em grande volume, sendo mais provável de ocorrer em pessoas jovens ou idosos com disfunção neurológica. Os sintomas incluem veias do pescoço distendidas e desconforto respiratório.
  • B Nas reações sépticas, o doador é incompatível com o sangue do receptor. Os sintomas imediatos são hipertermia, calafrios, vômitos e hipotensão.
  • C Nas reações hemolíticas, a reação transfusional poderá levar a morte. Os sintomas imediatos incluem diarreia, bacteremia e proteinúria
  • D Nas reações alérgicas, o cliente poderá ser sensível à proteína plasmática do doador. Os sintomas incluem urticária, exantema com prurido, rubor e sibilos.
  • E Nas reações febris, os dispositivos para a infusão IV ou os derivados de sangue podem estar contaminados com micro-organismos. Para intervenção imediata, monitorar cuidadosamente os sinais vitais e optar por uma infusão mais lenta.

Encontre mais questões

Voltar