Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul (MPE-RS) - História (2015) Questão 16

Sobre a historiografia brasileira nos séculos XIX e XX, assinale a alternativa correta.

  • A Criado no mesmo ano de fundação do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), o Arquivo Público do Império atuava, desde sua criação, na organização e na guarda exclusiva dos documentos históricos coletados pelos membros do IHGB.
  • B Com a instituição da Academia Brasileira de Letras, estabeleceu-se no Brasil a distinção de campos disciplinares entre a história e a literatura, obrigando historiadores e literatos a fazerem parte da agremiação mais condizente com sua atuação letrada.
  • C A tradição do ensaio histórico nas primeiras décadas do século XX reforçou os padrões da crítica documental estabelecidos pela historiografia imperial, em detrimento de uma abordagem sintética sobre o processo de formação histórica do Brasil.
  • D Na década de 1930, a criação das universidades e a concomitante implementação de Programas de Pós-Graduação em História contribuíram para a consolidação e para o desenvolvimento teórico da disciplina.
  • E A produção historiográfica sul-rio-grandense pode ser caracterizada pela distinção entre uma matriz platina, que situa o Rio Grande do Sul dentro do processo histórico na região do Prata, e uma matriz lusitana, que enfatiza a influência da cultura portuguesa.

Encontre mais questões

Voltar