Secretaria de Estado de Fazenda do Piauí (SEFAZ-PI) - Analista do Tesouro Estadual (2015) Questão 34

Conforme a teoria microeconômica, o conceito de elasticidade define a sensibilidade de uma variável dependente a mudanças em variáveis que influenciam o seu comportamento. No caso da demanda, variações no preço do bem e na renda do consumidor afetam a quantidade demandada do produto no mercado sob análise. Sobre o conceito da elasticidade é correto afirmar que a

  • A elasticidade-renda da demanda pode ser positiva, nula ou negativa, ao passo em que a elasticidade-preço da demanda é sempre negativa (fora do módulo) devido à lei geral da demanda.
  • B demanda é sensível em relação ao preço quando a elasticidade - em módulo - é menor que 1, de modo que a quantidade varia proporcionalmente mais do que a mudança no preço.
  • C demanda é perfeitamente elástica ao preço quando a elasticidade-preço da demanda é igual a 0, de modo que a quantidade varia proporcionalmente mais do que o preço.
  • D demanda é perfeitamente inelástica à renda quando a elasticidade-renda da demanda converge ao infinito.
  • E demanda é elástica ao preço quando a elasticidade - em módulo - é menor que 1, de forma que a quantidade varia proporcionalmente menos do que o preço.

Encontre mais questões

Voltar