Questão 31 do Concurso Prefeitura Municipal de Areial - Farmacêutico - CPCON (2021)

Utilize o texto abaixo como base para responder a questão.


Para o desenvolvimento de uma forma farmacêutica estável cujo fármaco seja biodisponível é necessário conhecer as propriedades físicas e químicas do fármaco e dos excipientes isoladamente e quando combinados. Este estudo para cada formulação é, portanto, denominado estudo de pré-formulação. O tipo de informação necessária irá depender do tipo de forma farmacêutica a ser desenvolvido (WADKE e col., 1989).

Nesse contexto, a descoberta e a caracterização da diversidade das formas sólidas cristalinas de um fármaco fornecem opções de como selecionar uma forma que exiba o equilíbrio apropriado das propriedades críticas para a criação de um produto a partir desse fármaco (MORISSETTE e col., 2004).

Quando uma fase sólida pré-definida do fármaco de característica polimórfica ou excipiente cristalino em formulação sólida é submetida a uma variedade de condições de processamento, como secagem, moagem, exposição a solventes ou estresse mecânico, muitas transições de fase podem ocorrer, incluindo interconversão entre polimorfos, solvatos/hidratos e a forma amorfa (ZHANG e col., 2004; NEWMAN; BYRN, 2003; TIWARI e col., 2007). Portanto, ao conceber formulações, é imprescindível conhecer as formas que um fármaco apresenta nas diversas fases de um processo e ao final do mesmo (NEWMAN; BYRN, 2003; ZHANG e col., 2004).

(Fonte: Peres-Filho, Marco Júnio. ESTUDO DE PRÉ-FORMULAÇÃO, DESENVOLVIMENTO FARMACOTÉCNICO E CARACTERIZAÇÃO DE FORMAS FARMACÊUTICAS SÓLIDAS DAOLANZAPINA. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Farmácia, 2010.)



São técnicas utilizadas para avaliar a presença e caracterização de polimorfos de fármacos/insumos farmacêuticos ativos (IFA) no estudo de pré-formulação de uma forma farmacêutica:

  • A Espectroscopia de infravermelho, espectrofotometria UV-Vis e ressonância nuclear magnética.
  • B Ponto de fusão, difração de raios-X e calorimetria exploratória diferencia.
  • C Espalhamento dinâmico de luz, difração de raios-X e microscopia eletrônica de varredura.
  • D Liofilização, termogravimetria e espectroscopia RAMAN.
  • E Espectroscopia RAMAN, espalhamento dinâmico de luz e microscopia eletrônica de varredura.