Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) - Enfermeiro - Hemodinâmica (2020) Questão 51

A intervenção coronária percutânea (ICP) pode se associar a potenciais complicações que cursam com significativa morbimortalidade.
Em relação ao assunto, afirma-se que

  • A as taxas de reestenose foram sendo reduzidas ao longo dos anos com o surgimento dos stents e o uso cada vez menor da angioplastia com balão. Após o início dos procedimentos com implante de stents farmacológicos, essa complicação pôde ser abolida.
  • B o fenômeno no reflow refere-se ao aumento da perfusão miocárdica após a intervenção coronária na qual podem ser observadas a persistência da dor precordial e instabilidade hemodinâmica no paciente.
  • C a dissecção coronária pode ocorrer durante todas as etapas de uma ICP rotineira devido à agressão ao endotélio. Essa agressão pode resultar em dissecções que acometem a camada média com risco de obstrução mecânica ao fluxo.
  • D a perfuração coronária consiste em uma das complicações da ICP com potencial de gravidade menos significativo devido ao risco de tamponamento cardíaco.
  • E as principais causas de complicações tardias à ICP são as dissecções coronárias, o fenômeno no reflow/slow flow e os casos de perfuração do vaso pelo fio-guia coronário.

Encontre mais questões

Voltar