Questão 27 do Concurso Prefeitura Municipal de Maracajá - Professor - Língua Portuguesa (2020)

TEXTO IV



Fonte: Super Interessante (Fevereiro, 2017)



O TEXTO IV ilustra uma pergunta, para a qual possui uma resposta aproximada acerca do período e do lugar de onde a expressão “Será o Benedito” é oriunda, mas não há uma assertividade com relação ao sujeito que a enuncia pela primeira vez. Como estratégia de apagamento do sujeito, já que se o desconhece, o texto faz uso de voz passiva sintética (partícula apassivadora) e de terceira pessoa do plural, que figuram respectivamente nas duas orações:

  • A Getúlio Vargas estava indicando novos governadores [....] e [...] a questão ficou conhecida por expressar contrariedade [...].
  • B [...] chefes políticos mineiros temiam que o presidente nomeasse alguém indesejado e [...] a questão ficou conhecida por expressar contrariedade [...].
  • C [...] dizia-se que o escolhido de Getúlio [...] e Muitos, surpresos com a provável escolha, que acabou acontecendo, perguntavam-se: “Será o Benedito?”.
  • D Getúlio Vargas estava indicando novos governadores [....] e [...] chefes políticos mineiros temiam que o presidente nomeasse alguém indesejado.