Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IF-RR) - Professor - Química (2015) Questão 18

O nome petroquímica tem origem na união das indústrias químicas e petrolíferas e começou a ser utilizado somente por volta de 1945. O pólo petroquímico de Camaçari (BA) é o maior do Brasil. Outros pólos de grande produção estão em São Paulo (Capuava/ Santo André) e no Rio Grande do Sul (Triunfo).


[...] Nestes pólos, situados próximos a refinarias da Petrobras, está hoje localizada a quase totalidade das indústrias petroquímicas de 1ª . e 2ª . gerações, embora existam algumas instalações destas modalidades, de menor porte, em outros centros industriais do país. Apesar de a expressiva produção brasileira de 3 milhões de toneladas/ano de eteno, o balisador da produção petroquímica, corresponder atualmente a 3% da produção mundial, ainda não existem no país empresas petroquímicas de grande porte, totalmente integradas e empresarialmente verticalizadas, a semelhança do que ocorre nos Estados Unidos, Europa e Japão.

D’Ávila, Saul Gonçalves. Revista ComCiência. Disponível em: www.comciencia.br/reportagens/petroleo/pet21.shtml. Acesso em 24nov.2015.


Considere as alternativas a seguir:


I. A ordem de volatilidade de cada fração do petróleo, durante a destilação fracionada, está relacionada ao tamanho da cadeia carbônica.

II. O petróleo é uma mistura de hidrocarbonetos, etanol, amônia, glicol e borrachas, fibras e plásticos sintéticos.

III. O petróleo é recurso não renovável a curto prazo, distribuído homogeneamente, em todas as regiões, independente de sua origem.


Indique a alternativa correta:

  • A Somente I
  • B Somente III
  • C Apenas I e II
  • D Apenas I e III
  • E Apenas II e III