Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) - Enfermeiro - Oncologia (2020) Questão 31

Na organização da Rede de Atenção às Urgências, o Componente Hospitalar

  • A objetiva a qualificação das portas de entradas hospitalares de urgência e emergência, das enfermarias de retaguarda clínica, dos leitos de cuidados prolongados e dos leitos de unidade de terapia intensiva.
  • B é integrado e articulado com os demais componentes pertencentes à Rede de Urgência e Emergência: Promoção, Prevenção e Vigilância à Saúde; Atenção Básica em Saúde; Sala de Estabilização; Força Nacional de Saúde do SUS; e UPA 24h; por meio de pactuações consolidadas a partir do Plano de Ação Local.
  • C tem, como diretrizes, a universalidade, equidade e descentralização no atendimento às urgências; Humanização da atenção, centrada no cuidado integral do usuário; Regionalização do atendimento às urgências, com articulação dos diversos pontos de atenção e acesso irrestrito aos serviços de saúde; Atenção multiprofissional, instituída por meio de práticas clínicas inovadoras e articuladas com o cuidado leigo.
  • D visa qualificar o atendimento à demanda espontânea e/ou referenciada de outros pontos de atenção de maior complexidade, no atendimento aos pacientes em situação de urgência ou emergência.
  • E garante a retaguarda no atendimento de média a alta complexidade, ampliando a oferta qualificada dos serviços de diagnóstico por imagem e de laboratório, a oferta de leitos clínicos de retaguarda, leitos de cuidados prolongados e leitos de UTI, nas linhas de cuidado prioritárias - traumatológica, cardiovascular e neuropsiquiátrica.

Encontre mais questões

Voltar