Questão 22 do Concurso Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IF-PE) - Técnico - Eletrotécnica (2017)

Conforme ilustrado na Figura 03, uma estrutura metálica M, conectada eletricamente ao solo por meio de uma haste de aterramento X, é percorrida por uma corrente de falta If. Nas suas proximidades encontram-se os indivíduos O, N e M, assim como estão cravados no solo os eletrodos auxiliares “p” e “c”. Neste contexto, assinale a alternativa CORRETA. 

  • A A intensidade da corrente If independe da resistência de terra da haste X, uma vez que a corrente será fornecida por um sistema de potência de alta tensão.
  • B A diferença de potencial que pode se manifestar entre os eletrodos “p” e “c” independe de suas distâncias ao eletrodo X, sendo conhecida como “tensão de passo”.
  • C Ao tocarem o arame galvanizado conectado à estrutura M, os indivíduos O, N e M estarão sujeitos a elevado risco de choque elétrico devido ao aparecimento da chamada “tensão de transferência”.
  • D Os indivíduos N e O, por estarem interconectados por um arame galvanizado ligado à estrutura M, estarão protegidos pela equalização dos potenciais.
  • E O indivíduo M estará protegido de risco de choque elétrico devido à distância significativa entre seus pés e o eletrodo de aterramento X.