Questão 38 do Concurso Tribunal de Justiça do Estado do Mato Grosso do Sul (TJ-MS) - Técnico - Nível Superior (2017)

Em um projeto de um site, sistema web ou um portal de ensino a distância, a usabilidade é um dos fatores mais importantes de sucesso. Sobre o tema, marque a alternativa CORRETA.

  • A Os fatores associados a usabilidade são subjetivos, ainda carecem de formalização e definições que permitam ao projetista seguir de forma segura ao encontro dos objetivos básicos do sistema. Desta forma, a qualidade da interface ou a sua usabilidade é função da experiência e habilidade do projetista.
  • B Não existem normas que regulamentem a criação de interfaces com o usuário, o que existem são boas práticas associadas a modelos pré-existentes que possuem validação empírica.
  • C As normas existentes atualmente para a padronização do processo de interfaces são baseadas na ISO 9241-210, se limitam aos aspectos puramente visuais: cores, posicionamento, tamanho, fontes e tipologia de janelas e menus.
  • D As normas atualmente definidas pela ISO são apenas uma descrição genérica das boas práticas utilizadas pelos desenvolvedores de software e sistemas web. As recomendações da W3C para a acessibilidade limitam-se a pessoas com deficiências visuais e auditivas.
  • E A padronização do processo de projeto de interfaces teve como documento inicial a Norma ISO 13407, atualizada como ISO 9241-210 é responsável pela definição formal dos 6 princípios que garantem um projeto centrado no usuário. As diretrizes de acessibilidade para conteúdo Web (WCAG – W3C) documentam recomendações para tornar o conteúdo Web mais acessível.