Quadro Técnico do Corpo Auxiliar da Marinha (Quadro Técnico) - Pedagogo (2019) Questão 55

Determinado pedagogo de uma Organização Militar do Sistema de Ensino Naval foi designado para formular objetivos do Serviço de Orientação Educacional (SOE), inserindo-os no projeto pedagógico da instituição. Ao recorrer à literatura especializada para melhor fundamentar a sua prática, esse pedagogo constatou que objetivo é a descrição clara e precisa do que se pretende alcançar ao final de uma determinada ação, representando, assim, uma intenção e uma previsão, em termos de resultados. O pedagogo observou, também, que toda a ação educativa é intencional e busca alcançar determinados resultados referentes à formação e à aprendizagem dos alunos. Com base no estudo realizado por Lück (2009), o qual foi objeto de consulta do referido Oficial pedagogo, a fim de que tenham condições de ser um guia prático para a ação, os objetivos educacionais são elaborados tendo-se em vista alguns aspectos básicos. Assinale a opção que apresenta corretamente características referentes ao critério da evidência.

  • A Deve-se cuidar, na redação de objetivos, para usar palavras e expressões de sentido claro e facilmente compreensível. O seu oposto é a ambiguidade.
  • B Diz respeito à adequada delimitação do comportamento a ser obtido e descrito no objetivo. O seu oposto é a imprecisão.
  • C Determina-se, tão clara e precisamente quanto possível, o conteúdo do objetivo, isto é, o resultado que se espera obter. O seu oposto é a indeterminação.
  • D O objetivo deixa de apresentar palavras desnecessárias, que nenhum ou quase nenhum significado acrescentam. O seu oposto é a prolixidade.
  • E Diz respeito à descrição do objetivo sob a forma de comportamento observável, a fim de que se possa obter maior consenso na interpretação entre os envolvidos na prática, quanto ao resultado pretendido. O seu oposto é a subjetividade.

Encontre mais questões

Voltar