Questão 32 do Concurso Prefeitura Municipal de Maracajá - Professor - Língua Portuguesa (2020)

Os PCN (1998) apresentam profundas correlações com as teorias de ensinoaprendizagem de Vygotsky e as teorias de enunciação e gêneros do discurso de Bahktin, especificamente em se tratando de conceitos como Zona de Desenvolvimento Proximal (ZPD) daquele e Gêneros Discursivos (GD) deste. Qual dos enunciados a seguir reitera o que aqui está afirmado em termos de ZDP de GD, respectivamente?

  • A “Muitas das metas colocadas para o ensino não são possíveis de serem alcançadas em uma única série: não se forma um leitor e um escritor em um ano escolar [...] é necessário dar coerência à ação docente, organizando os conteúdos e seu tratamento didático [...] (PCN, 1998, p. 66)”e “Construir a organização do currículo de Língua Portuguesa na escola, estabelecendo com clareza a tarefa que cabe a cada professor no interior da série em função das finalidades do ensino, não é tarefa de um único educador. (PCN, 1988, p. 67)”.
  • B “O terceiro e quarto ciclos têm papel decisivo na formação de leitores, pois é no interior destes que muitos alunos ou desistem de ler por não conseguirem responder às demandas de leitura colocadas pela escola. (PCN, 1988, p. 70)” e “Nessa condição, o professor deve preocupar-se com a diversidade das práticas de recepção dos textos: não se lê uma noticia da mesma forma que se consulta um dicionário; não se lê um romance da mesma forma que se estuda. (PCN, 1988, p. 70)”.
  • C “Ao organizar o ensino, é fundamental que o professor tenha instrumentos para descrever a competência discursiva de seus alunos, [...] sob pena de ensinar o que os alunos já sabem ou apresentar situação muito aquém de suas possibilidades e, dessa forma, não contribuir para o avanço necessário. (PCN, 1998, p. 48)” e “[...] desenvolvendo sua capacidade de construir um conjunto de expectativas (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre gênero, suporte e universo temático [...] (PCN, 1998, p. 50)”.
  • D “Ainda que se considere que, no espaço escolar, muitas vezes as atividades de produção de textos orais ou escritos destinam-se a possibilitar que os alunos desenvolvam melhor competência para a recepção [...], pode-se dizer que as pessoas leem muito mais do que escrevem, escutam muito mais do que falam. (PCN, 1988, p. 53)” e “Considerando que o tratamento didático não é mero coadjuvante no processo de aprendizagem, é preciso avaliar sistematicamente seus efeitos no processo de ensino, verificando se está contribuindo para as aprendizagens que se espera alcançar. (PCN, 1988, p. 65)”.