Prefeitura Municipal de Santa Luzia - Professor - História (2019) Questão 49

No que diz respeito ao uso de charges no ensino de História dos anos finais do Ensino Fundamental, é correto afirmar:

  • A O docente deve utilizá-las com cautela, pois são recursos passíveis de grande subjetividade na sua interpretação. Sendo assim, recomenda-se o uso de charges de períodos históricos relacionados ao passado como forma de atenuar essa subjetividade.
  • B São possíveis de serem utilizadas desde que expressem a verdade inequívoca do fato histórico em questão. Caso contrário, podem contribuir para a proliferação das chamadas “fake news” e banalizar a construção do conhecimento histórico.
  • C Devem ser estimuladas pelos docentes no sentido de problematizar junto aos alunos o contexto histórico em que a charge se insere, bem como discutir as concepções expressas na sua produção. Para tal, é necessário compreendê-las como produtos que não apresentam neutralidade.
  • D Para os anos finais do Ensino Fundamental, o uso de charges deve ser reduzido na medida em que, cognitivamente, os estudantes da faixa etária que abarca esse segmento ainda não apresentam sólidas habilidades de interpretação desse tipo de recurso.