Secretaria da Educação do Estado de São Paulo - Supervisor de Ensino (2019) Questão 40

Na obra “Avaliação: concepção dialética-libertadora do processo de avaliação escolar”, Vasconcellos (2008) entende a avaliação com um novo sentido, ou seja “avaliar para que os alunos aprendam mais e melhor”. Para isso, é necessário o deslocamento do eixo de preocupação do professor, investindo suas energias e potencialidades na aprendizagem dos alunos. Para atingir essa meta, de acordo com Vasconcellos, “há necessidade de recapacitação no que diz respeito ao processo de conhecimento do educando. [E] Coloca-se um problema de ordem epistemológica, como se dá a construção do conhecimento? Assumir essa linha de reflexão significa, pois, subordinar a clássica pergunta da didática: “Como o professor deve ensinar?” a uma pergunta anterior ___________ . Na medida em que o professor realmente enfrenta esta última [questão], sua forma de trabalho em sala de aula necessariamente terá que mudar, superando tanto os conteúdos desvinculados das reais necessidades das crianças, quanto a metodologia passiva, presente ainda na escola brasileira.


Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto.

  • A o que fazer com os alunos faltosos?
  • B o papel do professor é cumprir o programa ou garantir a aprovação dos educandos médios e a dos mais preparados?
  • C como o aluno pode tirar notas altas se estuda pouco?
  • D como o aluno aprende?
  • E como abrir mão das exigências tradicionais se são elas que selecionam os alunos?

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