Questão 50 do Concurso Prefeitura Municipal de Pinhais - Educador Social (2017)

O Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, destaca que, de acordo com o Estudo Proteger e Responsabilizar, o Plano Nacional em 2000 (e atualizado em 2013) tornou-se referência e ofereceu uma síntese metodológica para a estruturação de políticas, programas e serviços para o enfrentamento à violência sexual, a partir de seis eixos estratégicos. Assinale, dentre as alternativas a seguir, qual(is) eixo(s) NÃO corresponde(m) a esse conjunto.
  • A Análise da Situação – conhecer o fenômeno da violência sexual contra crianças e adolescentes por meio de diagnósticos, levantamento de dados e pesquisas.
  • B Manutenção e desenvolvimento do ensino – contribuir com as despesas realizadas com vistas à consecução dos objetivos básicos das instituições educacionais de todos os níveis.
  • C Mobilização e Articulação – fortalecer as articulações nacionais, regionais e locais de combate e pela eliminação da violência sexual; envolve redes, fóruns, comissões, conselhos etc.
  • D Defesa e Responsabilização – atualizar a legislação sobre crimes sexuais, combater a impunidade, disponibilizar serviços de notificação e responsabilização qualificados.
  • E Atendimento – garantir o atendimento especializado, e em rede, às crianças e aos adolescentes em situação de violência sexual e às suas famílias, realizado por profissionais especializados e capacitados.