Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV) - Médico pneumologista (2019) Questão 45

Apesar do avanço tecnológico na área de diagnóstico por imagens, o diagnóstico definitivo de pneumoconiose ainda depende basicamente da interpretação do radiograma de tórax, devendo‐se seguir a orientação da classificação internacional. O complemento diagnóstico pode ocorrer com a espirometria, tanto para esclarecimento clínico dos sintomas respiratórios quanto para identificar os sujeitos com doença inicial, permitindo, assim, interromper a exposição e a consequente progressão da doença. No que se refere às pneumoconioses, assinale a alternativa correta.

  • A Para ter eficácia em atingir as vias respiratórias inferiores, as partículas inaladas devem ter a mediana do diâmetro aerodinâmico inferior a 30 µm, pois acima desse tamanho são retidas nas vias aéreas superiores.
  • B Cortadores de arenito e de granito, operários de fundições, oleiros e jateadores de areia são profissionais que correm risco de desenvolver beriliose.
  • C Profissionais que manipulam algodão, cânhamo, juta e linho podem desenvolver silicose.
  • D O trabalho com máquinas que usam ligas metálicas, eletrônica, telecomunicação, armas nucleares, defesa, aviação e reciclagem de computadores e aparelhos eletrônicos pode elevar o risco para bissinose.
  • E A asbestose é comum em profissionais da construção civil, em pessoas que realizam reformas em casa e em responsáveis por instalar ou remover materiais (incluindo de isolamento) que contêm amianto.

Encontre mais questões

Voltar