Questão 46 do Concurso Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas (AL-AP) - Administrador de Redes (2020)

O Lightweight Directory Access Protocol − LDAP

  • A é um serviço de diretório transmitido nativamente de modo seguro sobre a camada de rede. Sua topologia em barramento permite liberdade de configuração, principalmente porque é processado usando o padrão x.500. Sua autenticação, por intermédio de uma Autoridade Certificadora − CA, é realizada na camada de aplicação.
  • B é um serviço de diretório transmitido de modo seguro sobre a camada de enlace. Sua topologia em anel permite liberdade de configuração, principalmente porque é processado usando o padrão x.509.
  • C facilita o acesso a dados do usuário e estabelece um relacionamento entre este e os dados do ambiente computacional a que pertence. Os certificados digitais emitidos por uma Autoridade Certificadora − CA garantem o acesso à informação de forma segura. Sendo executado sob o padrão x.509, é na camada de rede que a segurança é garantida.
  • D cria um diretório adotando a topologia de barramento e é funcionalmente idêntico ao protocolo X.500. Executado nativamente de modo seguro sobre TCP/IP, sua autenticação, por intermédio de uma Autoridade Certificadora − CA, é realizada na camada de aplicação.
  • E cria um diretório adotando a topologia de árvore e é executado sobre o protocolo TCP/IP. Apesar de ser transmitido de modo não seguro, é possível torná-lo seguro usando as tecnologias Secure Sockets Layer − SSL e Transport Layer Security − TLS.