Uma das grandes críticas apresentadas pelas orientações curriculares para o ensino médio (2006) se dá quanto à forma esportiva/competitiva utilizada como método e princípio orientador das práticas pedagógicas das aulas de Educação Física. Em linhas gerais, a crítica reside na esportivização dos conteúdos ao longo das últimas décadas. Com base nessa perspectiva, podemos afirmar que são características comuns ao contexto apresentado, EXCETO:
- A os conteúdos como lutas e dança foram uns dos poucos que não sofreram ações esportivizantes, pois apresentam seus próprios princípios de orientações pedagógicas de suas práticas;
- B o modelo esportivo foi transferido para o interior da escola e introduziu na Educação Física uma relação que transformou as práticas corporais em esportes;
- C no ensino médio, o modelo de esportivização das aulas de Educação Física possibilitou a configuração de aulas pautadas no ensino de gestos determinados pela performance de alguns atletas;
- D a competição ganha força como se fosse a única maneira de se promover a formação das pessoas, em especial dos jovens;
- E a forma esportiva de tratar os conteúdos acabou por transformar a competição como princípio das relações educativas.