Questão 13 do Concurso Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IF-PE) - Secretário Executivo (2017)

Leia o TEXTO para responder à questão

TEXTO

Manifesto da Super Secretária Executiva

Secretárias entendem um pouco de tudo o que os outros já sabem; secretárias buscam respostas para o que ninguém mais sabe.
A boa secretária é uma leitora voraz. Não só de livros; a secretária lê as oportunidades, lê as dificuldades.
A secretária combina cultura com sensibilidade. Lê a emoção no olhar de quem a rodeia; compreende; estuda; processa. Usa e abusa de sabedoria em cada solução que se propõe a dar.
Somos heroínas de segunda a sexta.
Do cafezinho, ao jantar de negócios; da conta de luz, ao contrato milionário.
Sem nós, aquele território sem lei, que é a mesa de um executivo, seria um caos impraticável.
Nós organizamos. Anotamos, revisamos, catalogamos, arquivamos e, o mais incrível, encontramos depois!
Salvamos o mundo (ou pelo menos o escritório) pelo menos uma vez por dia. E ninguém entende como é que fazemos isso com tanta leveza.
Somos elegantes.
Porque o trabalho nos exige; porque preferimos o mundo com um toque de requinte.
Eficiência e praticidade é o nosso nome? Sim senhor. Se há um resultado a atingir, nós atingiremos.
Mas faremos isso de maquiagem, milimetricamente desenhada, meia hora antes de sair de casa.
Faremos isso sem descer do salto alto e com o cabelo arrumado. Com lacinhos e coraçõezinhos, observando a todas as regras da etiqueta. Porque somos secretárias. Elegância é o nosso segundo nome, sim senhor.
Somos secretárias; somos mulheres.
Mulheres que acordam cedo; mulheres que dormem tarde.
Somos força; somos garra; somos pura confiança.
Mas somos mulheres que choram. Ao rever um amigo querido, em dia de casamento, quando a unha quebra, em fim de novela, lendo A Culpa é das Estrelas… e em dias de TPM, quando o mundo fica tão injusto! Nós sabemos…
A secretária é a parte sensível e delicada de escritórios às vezes tão sisudos; e isso sem que ninguém duvide da sua força.
Somos mulheres. Somos super secretárias; somos super secretárias executivas.
Pode vir com o problema. A gente resolve.

(PEDROSO, Michele Tesser. Manifesto da super secretária executiva. Disponível em: http://www.supersecretariaexecutiva.com.br/carreira/super-secretaria-executiva/manifesto. Acesso: 08 nov. 2016.)



No que diz respeito ao vocabulário utilizado no texto, analise as proposições a seguir. I. No trecho “Mas faremos isso de maquiagem, milimetricamente desenhada, meia hora antes de sair de casa”, o termo destacado poderia ser substituído por maquilagem. II. No trecho “A boa secretária é uma leitora voraz. Não só de livros; a secretária lê as oportunidades, lê as dificuldades”, poderíamos substituir a palavra destacada por ávida.
III. Em “A secretária é a parte sensível e delicada de escritórios às vezes tão sisudos” é possível substituir o vocábulo destacado pelo termo sessado. IV. Em “Mulheres que acordam cedo; mulheres que dormem tarde. Somos força; somos garra; somos pura confiança”, é possível trocar o termo destacado pela palavra persistência. V. No trecho “Sem nós, aquele território sem lei, que é a mesa de um executivo, seria um caos impraticável., o vocábulo em destaque poderia ser substituído pelo termo instável. Estão CORRETAS as proposições
  • A III, IV e V.
  • B I, II e III.
  • C I, II e IV.
  • D I e II, apenas.
  • E II e V.