Questão 24 do Concurso Prefeitura Municipal de Bataguassu - Professor - Educação Física (2021)

Com relação às deficiências, a educação inclusiva e a prática da Educação Física, assinale a alternativa correta.
  • A Embora a deficiência auditiva traga ao indivíduo restrições para a prática de atividades físicas, a oferta de cursos de Libras para os professores e a adaptação de espaços e materiais com ênfase nos estímulos sonoros podem garantir o sucesso da inclusão dos alunos surdos nas aulas.
  • B A prática de exercícios físicos pode colaborar no processo de reabilitação de indivíduos amputados, no sentido de modificar a maneira como eles percebem a si próprios e a forma como a sociedade os percebe. Além disso, no aspecto físico, os exercícios melhoram as condições de controle da prótese, diminuindo os níveis de propriocepção do organismo.
  • C Com relação aos membros acometidos pela paralisia cerebral, a classificação pode ser monoplegia, paraplegia, hemiplegia e quadriplegia.
  • D O deficiente visual geralmente apresenta dificuldades para a aprendizagem de movimentos em decorrência da má adaptação sensório-motora, vinculada a atitudes de insegurança e ansiedade. Nesse caso, as atividades tátil-cinestésicas e sonoro-motoras nas aulas de Educação Física poderiam estimular a capacidade hipocinética da paratonia.