IABAS - Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde (IABAS) - Auxiliar Administrativo (2013) Questão 33

TEXTO – MEDICINA ALTERNATIVA

Folha - Você critica a medicina alternativa pela falta de testes clínicos que atestem sua eficácia, mas sabemos eles também têm suas falhas. Ainda assim os alternativos precisam seguir as regras da medicina convencional?

Paul Offit - Sim. Outro dia entrei numa loja de produtos naturais e perguntei ao balconista se havia algo para baixar colesterol. Ele me deu um extrato de alho concentrado.

      Uma pessoa com colesterol alto e histórico de doença cardíaca vai se beneficiar de uma estatina [droga para baixar colesterol]. Só que ela pode entrar nessa loja e receber um mau conselho.

      As pessoas que vendem esses produtos ganham dinheiro e podem bancar um teste clínico. Estudos já mostraram que você não tem mais chance de baixar o colesterol com o extrato de alho do que com o placebo. O consumidor merece testes. E extrato concentrado de alho pode causar efeitos colaterais.

      É desconcertante que as pessoas tenham a ideia de que algo é seguro e funciona quando pode não funcionar e não ser seguro. Essa indústria é colocada como intocável. Nos EUA, a indústria de megavitaminas e suplementos movimentou US$ 34 bilhões em 2012. O que surpreende é que as pessoas acham que essas fabricantes são empresas familiares, que os produtos são feitos por elfos em montanhas.

      Gostaria que tivéssemos o mesmo ceticismo com a medicina alternativa que temos com a medicina moderna. Se acupuntura é bom, vamos descobrir como! Apontar para as estrelas não dá.



“Estudos já mostraram que você não tem mais chance de baixar o colesterol com o extrato de alho do que com o placebo”.

Essa frase do texto mostra que:

  • A a medicina alternativa só funciona em alguns casos.
  • B o extrato de alho é remédio comprovadamente eficiente.
  • C o extrato de alho tem remédios tradicionais de valor equivalente.
  • D algumas indicações da medicina alternativa são enganosas.
  • E o placebo é superior ao extrato de alho, nos efeitos produzidos.

Encontre mais questões

Voltar