Secretaria de Estado da Saúde - Paraná (SES-PR) - Farmacêutico (2009) Questão 22

Os estudos de avaliação econômica, um dos enfoques abordados na Farmacoeconomia, têm sido utilizados por vários países como forma de otimizar o uso de medicamentos nos diferentes níveis de atenção à saúde. A Farmacoeconomia descreve e analisa os custos (e os benefícios) da Farmacoterapia para o sistema de saúde e para a sociedade. Os estudos de avaliação econômica aplicados aos medicamentos vêm crescendo em importância nos últimos anos para as políticas farmacêuticas de países desenvolvidos. Sobre esse assunto, é correto afirmar: 
  • A Tais estudos são utilizados ou propostos como instrumento de ajuda para melhorar a tomada de decisão sobre o financiamento público de medicamentos, registro e fixação de preços dos fármacos.
  • B Tais estudos identificam a melhor forma de financiamento dos medicamentos e desvinculam a sua aquisição do planejamento estratégico do governo.
  • C Tais estudos compõem tomadas de decisão “macro” no planejamento que dispensam a aplicação de conceitos como os de Farmacoeconomia e Economia da Saúde.
  • D Elementos específicos , como eficácia, efetividade, economia e planejamento, são critérios para decisões clínicas na prescrição. 
  • E Tais estudos oportunizam uma suposta regulação do mercado farmacêutico e o incentivo econômico às políticas de saúde.

Encontre mais questões

Voltar