Questão 29 do Concurso Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Alagoas (CBM-AL) - Aspirante do Corpo de Bombeiro (2017)

Como período e como crise, a época atual mostra-se como coisa nova. Como período, as suas variáveis características instalam-se em toda parte e a tudo influenciam, direta ou indiretamente. Daí a denominação de globalização. Como crise, as mesmas variáveis construtoras do sistema estão continuamente chocando-se e exigindo novas definições e novos arranjos.


Este período e esta crise são diferentes daqueles do passado, porque os dados motores e os respectivos suportes, que constituem fatores de mudança, não se instalam gradativamente como antes, tampouco são privilégio de alguns continentes e países, como outrora. Tais fatores dão-se concomitantemente e se realizam com muita força em toda parte.

Milton Santos. Uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal.

Rio de Janeiro: Record, 2001.



Considerando o texto apresentado como referência inicial, julgue o item a seguir, que tratam de aspectos diversos das relações entre os países em um mundo globalizado.


A suspeita de interferência da Rússia nas eleições presidenciais nos Estados Unidos da América (EUA) revela aspectos da conturbada relação entre os dois países, remetendo a períodos de tensão da Guerra Fria entre os EUA e a ex-União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).

  • Certo
  • Errado