Quadro Técnico do Corpo Auxiliar da Marinha (Quadro Técnico) - Ciências Biológicas (2018) Questão 40

Analise as afirmativas abaixo e assinale a opção correta.


I- A Província (ou Distrito, ou Sub-Província) Brasileira foi estabelecida com base em estudos que reconheceram uma fauna marinha brasileira tropical distinta da Província Caribenha, devido principalmente à singularidade dos recifes brasileiros, e ao alto grau de endemismo, principalmente em espécies de corais, esponjas e peixes coralinos.

II- O litoral Sudeste (parte, abrangendo principalmente São Paulo) e Sul do Brasil, ainda que englobado na Província Patagônica, representam uma clara região de transição temperada, com características subtropicais. Por esse motivo, muitos autores propuseram uma Subprovíncia Sul-Brasileira (também denominada Província Paulista, Província Uruguaio-Bonairense, Setor Subtropical, entre outras denominações) tendo como limite Sul a foz do Rio da Prata.

III- Os padrões biogeográficos no litoral brasileiro são resultado de toda uma dinâmica na formação do Oceano Atlântico Sul, com início no Período Cretáceo. Ao longo da evolução continental, houve fluxo biótico gondwânico antigo, seguido por um fluxo caribenho, além de dispersões recentes, ficando a biota marinha brasileira como um mosaico com afinidades múltiplas. Entretanto, muitas dessas feições na composição da biota marinha brasileira estão mascaradas pela forte influência caribenha.

  • A Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras.
  • B Apenas as afirmativas II e III são verdadeiras.
  • C Apenas as afirmativas I e III são verdadeiras.
  • D As afirmativas I, II e III são verdadeiras.
  • E Apenas a afirmativa I é verdadeira.

Encontre mais questões

Voltar