Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV) - Médico endocrinologista (2019) Questão 31

Um homem de quarenta anos de idade, com diagnóstico de hipertensão e síndrome do pânico, após diversas passagens pelo pronto‐socorro com quadro de palpitação e sudorese, associado a aumento da pressão arterial, iniciou, há três dias, uso de amitriptilina e propranolol por orientação do plantonista. Retornou ao pronto‐socorro com quadro de palpitações, sudorese profusa e cefaleia intensa. Ao exame físico, apresentava pressão arterial de 240 x 130 mmHg, frequência cardíaca de 127 bpm e saturação de oxigênio de 94%.

Com base nesse caso hipotético, assinale a alternativa correta

  • A Após suspensão dos medicamentos em uso, o próximo passo na investigação diagnóstica é a realização da dosagem de metanefrinas urinárias e(ou) séricas.
  • B Após suspensão dos medicamentos em uso, o próximo passo na investigação diagnóstica é a realização de exame de imagem e, caso não seja encontrada massa adrenal, está excluído o diagnóstico de feocromocitoma.
  • C Caso seja confirmado o diagnóstico de feocromocitoma, deve‐se manter o bloqueio adrenérgico com propranolol para controle pré‐cirúrgico.
  • D O tratamento da pressão arterial com furosemida e a restrição de sódio na dieta são importantes no manejo do feocromocitoma até a cirurgia, para evitar aumento volêmico.
  • E Nos pacientes com doença renal crônica e diurese residual, as metanefrinas urinárias são confiáveis para o diagnóstico do feocromocitoma.

Encontre mais questões

Voltar