Questão 10 do Concurso Tribunal de Justiça do Estado do Mato Grosso do Sul (TJ-MS) - Analista Judiciário (2017)

É notório que a gestão de pessoas é contingencial e situacional, pois depende de vários aspectos: estrutura organizacional adotada, cultura que existe em cada organização, características do contexto ambiental, negócio da empresa, processos internos e outras variáveis importantes. Considerando a sua aplicação no setor público, analise os itens a seguir e escolha a opção CORRETA.


I. A gestão por competências no setor público apresenta características únicas, afinal a questão da estabilidade gera desafios adicionais relacionados ao plano de carreira dos servidores.

II. O plano de carreira do servidor pode estar dissociado da gestão por competências, afinal a carreira pública apresenta características incompatíveis com a sua aplicação.

III. É importante que cada indivíduo faça a sua atividade de acordo com seus padrões de desempenho pessoais, o que pode ou não atingir objetivos organizacionais estratégicos.

IV. O processo de gestão de pessoas no setor público deve ser contínuo e envolver toda organização, garantindo comprometimento e satisfação em relação à organização, às atividades realizadas e ao resultado entregue.

V. Os líderes devem ser orientados a acompanhar de perto seu time, devendo mostrar conhecimento sobre as dúvidas que eventualmente surgirem e monitorando a equipe para evitar desajustes e conflitos.


Estão CORRETOS apenas os itens:

  • A II, III e IV.
  • B II e V.
  • C I, IV e V.
  • D II, IV e V.
  • E I, III, IV e V.