Prefeitura Municipal de Porto Belo - Médico Veterinário (2019) Questão 48

Com relação a distúrbios nutricionais em bovinos, assinale a alternativa correta:

  • A As samambaias são plantas com substâncias tóxicas aos bovinos. Podem provocar um distúrbio chamado de hematúria enzoótica. É uma afecção do sistema urinário, cujo sintoma principal, como sugere o nome, é a presença de sangue na urina, às vezes com coágulos. Em regiões frias, normalmente são mais numerosos os quadros de intoxicação por samambaia na época de verão.
  • B Fotossensibilzação é um distúrbio observado, geralmente, em pastagens de Brachiaria decumbens e em animais jovens. Ocorre pela ingestão de certos agentes que passam pelo fígado sem causar danos e vão para a corrente circulatória periférica, onde recebem luz solar, provocando a sensibilização. Provocam vermelhidão na barriga, na barbela e na região posterior das coxas, além de comportamento irrequieto do animal e lesões nos rins e fígado.
  • C É um distúrbio decorrente da intoxicação causada por toxinas pré-formadas por um microrganismo anaeróbico chamado Clostridium botulinum. Não existem maneiras de prevenção para essa doença.
  • D As setárias apresentam níveis elevados de oxalatos, que, quando excessivos, imobilizam o sódio e potássio, causando deficiência deste mineral nos animais. O sintoma típico dessa intoxicação é a popular “cara inchada”.
  • E É um processo inflamatório crônico das estruturas da parede do casco, causando claudicação e deformidades no casco do animal. Está normalmente associada às dietas com altos teores de volumoso, porém pode também estar associada a fatores genéticos, idade, umidade, tipo de piso e quadros de toxemia.

Encontre mais questões

Voltar