Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx) - Oficial do Quadro Complementar (2013) Questão 35

Imagine ser vacinado contra gripe e ficar imunizado também contra a Doença de Chagas. Essa pode ser a realidade no futuro. Pesquisadores da UFMG e da Fundação Oswaldo Cruz em Minas Gerais, inseriram o gene da proteína ASP-2 de Trypanosoma cruzi no vírus influenza (H1N1 adaptado a camundongos) e testaram a vacina em camundongos. Obtiveram uma taxa de sobrevivência de 75% em animais infectados com um volume de parasitas cinco vezes maior do que o letal. [...} A ASP-2 está presente na membrana da forma amastigota de T.cruzi, em seu ciclo de replicação e a sequência genética que a codifica está preservada nas seis linhagens desse agente patogênico.

Ciência Hoje, no. 302, vol. 51, p.48, abril

Sobre as relações entre os organismos envolvidos na ocorrência da Doença de Chagas, analise as proposições abaixo colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.


( ) Entre Triatoma infestans e o ser humano se estabelece uma relação de comensalismo de longa história evolutiva.

( ) O agente etiológico da Doença de Chagas está incluído no Reino Protista, se caracterizando como um protozoário flagelado.

( ) A transmissão do T. cruzi é característica de endemias associadas a contaminação de reservatório de água.

  • A V– V – V
  • B V – F – V
  • C F – F – V
  • D F – V – F
  • E F – F – F