Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) - Analista Administrativo - Gestão Hospitalar (VUNESP - 2020) Questão 58

Em um ambiente de competitividade, os agentes precisam ser diferenciados para possuir vantagem. As diferenças entre os competidores de um negócio podem ser preço, funções, utilização do tempo, vantagem da localização, ou a própria percepção do cliente em relação ao seu produto ou serviço (imagem).
As organizações de saúde têm adotado estratégias básicas que envolvem a liderança em custo, a diferenciação e os nichos de mercado.
Assinale a alternativa que apresenta um exemplo de estratégia competitiva em liderança de custos, diferenciação ou nicho de mercado.

  • A Um Hospital da Mulher que centraliza o atendimento de uma região formada por cinquenta municípios prestando serviços especializados em escala, com processos padronizados e boa margem de negociação junto fornecedores está adotando uma estratégia de liderança em custos.
  • B Uma clínica de pequeno porte se especializou em otorrinolaringologia e oftalmologia há cerca de 20 anos atrás. Atualmente, transformou-se em um hospital com 150 leitos, que é referência em atendimento nessa área. Esse hospital especializado adotou uma estratégia de nicho.
  • C Um hospital geriátrico preconizou em seu atendimento a hotelaria de alto padrão, oferecendo serviços personalizados para o paciente e seus acompanhantes. A estratégia competitiva desta organização é a liderança em custos.
  • D Determinada organização investiu seu capital na montagem de uma rede de prontos socorros infantis que contempla seis municípios vizinhos no interior de São Paulo. Assim, trabalha com equipamentos e profissionais especializados que seguem o mesmo padrão de atendimento, de modo a suprir uma demanda crescente daquela região a preços mais competitivos. Essa organização investiu na liderança em diferenciação.
  • E Um hospital geral que centraliza o atendimento de uma região detém um grande volume de atendimento e conseguiu por meio da padronização de processos melhorar a negociação com fornecedores. Dessa forma, tem obtido bons resultados financeiros por meio da estratégia de nicho de mercado.