Questão 141 do Concurso Tribunal de Justiça do Estado do Mato Grosso do Sul (TJ-MS) - Tecnologia da Informação (2017)

A família de padrões IEEE 802 define um conjunto de tecnologias de comunicação em redes que abordam diferentes formas de comunicação, utilizando cabos de cobre, fibra ótica e comunicação sem fio. Em relação a esses padrões indique a afirmativa CORRETA.

  • A O padrão IEEE 802.3 não é idêntico ao padrão “de facto” Ethernet II. O IEEE 802.3 é utilizado para suportar um conjunto limitado de aplicações, em especial, aquelas envolvendo a comunicação entre switches, como o Spanning Tree Protocol, ou STP.
  • B A família IEEE 802 divide a camada de enlace de dados em duas subcamadas: Medium Access Control (MAC) e Logical Link Control (LLC). A camada LLC é obrigatória em todas as tecnologias de rede, incluindo o Ethernet II, pois ela oferece um serviço de multiplexação e de-multiplexação de protocolos transmitidos sobre a camada MAC.
  • C O padrão de comunicação sem fio IEEE 802.11n oferece taxas máximas de transmissão superiores ao padrão IEEE 802.11g. As taxas superiores foram conseguidas através do aperfeiçoamento da camada MAC, uma vez que a camada física dos dois padrões é idêntica.
  • D Os endereços MAC definidos pelo padrão IEEE são configurados pelo administrador de rede. A parte mais significativa do endereço MAC, denominada Organizationally Unique Identifier, ou OUI, é configurada de maneira a refletir a localidade de um dispositivo na rede, isto é, dois dispositivos próximos usam o mesmo OUI.
  • E O padrão de Virtual LANs (VLANs), apesar de ser parte integrante do funcionamento das tecnologias Ethernet, não é definido como um padrão da família IEEE 802.