Secretaria de Estado de Educação do Acre (SEE-AC) (IBADE - 2020) Questão 57

A partir da segunda metade do século XIX, a Segunda Revolução industrial imprimiu algumas mudanças na economia e na sociedade da região amazônica do Brasil. Sobre esse episódio que se deu entre 1870 e 1910, podemos afirmar que:

  • A a região recebeu diversas empresas japonesas e holandesas que estabeleceram aqui suas principais linhas de produção, estruturou-se um dinamismo econômico e cultural com o desenvolvimento de empregos qualificados e a abertura de teatros e universidades.
  • B em parceria com o capital norte-americano o Governo Brasileiro priorizou na modernização da defesa das fronteiras nacionais. O povoamento das regiões mais afastadas do Norte foram incentivadas com a abertura de industriais do setor belicista.
  • C os produtos locais passam a chamar à atenção do mercado internacional, trazendo assim novos investimentos e a aceleração do processo de urbanização da região, sempre pautada no respeito da população indígena local, de sua produção familiar e na sua integração a população urbana.
  • D ocorreu uma retomada da extração das chamadas drogas do sertão (castanha, canela, pimenta, gengibre etc.) que ganham uma nova atratividade no mercado internacional e contaram com a contribuição da população indígena na atividade de extração.
  • E o desenvolvimento da técnica de vulcanização, que conferia maior resistência à borracha em temperaturas extremas, ampliou sua utilização para as industriais automobilísticas, garantiu a atratividade do produto no mercado externo e atraiu a migração de nordestinos para trabalhar na região.

Encontre mais questões

Voltar