Questão 6 do Concurso Prefeitura Municipal de Andradas - Médico Clínico (2018)

A tecnologia está definitivamente presente na vida cotidiana. Seja para consultar informações, conversar com amigos e familiares ou apenas entreter, a internet e os celulares não saem das mãos e mentes das pessoas. Por esse motivo, especialistas alertam: o uso excessivo dessas ferramentas pode viciar. Apesar de o distúrbio ainda não constar no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, estudos recentes apontam que as mudanças causadas no cérebro pelo abuso na utilização da web são similares aos efeitos de drogas químicas, como o álcool e a cocaína. 

A dependência pela tecnologia é comportamental, as outras são químicas, mas ela causa o mesmo desgaste na ponta do neurônio que as drogas — explica Cristiano Nabuco de Abreu, coordenador do Grupo de Dependências Tecnológicas do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo.

FONTE: https://oglobo.globo.com/sociedade/tecnologia/cuidado-uso-excessivo-de-
internet-celular-pode-viciar-8636717#ixzz5D4Wk1Aon


Na passagem “A dependência pela tecnologia é comportamental, as outras são químicas (...)”, há um termo implícito, o que contribui para o desenvolvimento da compreensão textual. Assim, é possível afirmar que o grupo nominal implicitado é:

  • A Mudanças causadas no cérebro.
  • B Estudos recentes.
  • C Efeitos de drogas químicas.
  • D Dependência pela tecnologia.