Prefeitura Municipal de Crato - Nutricionista (2021) Questão 10

Assinale a alternativa em que não ocorrem desvios ortográficos, de regência ou de pontuação:
  • A Serra de Santana é uma região rural do município de Assaré que dista 18 km da sede, lá nasceu o poeta Patativa do Assaré, neste lugar teve seu contato inicial com o mundo, com as pessoas, com o cordel, com a cantoria, com a dor (morte de seu pai), com o trabalho na roça e onde desenvolveu a sua paixão pela poesia.
  • B Feitosa diz que "em sua poética, a Serra de Santana aparece como um espaço privilegiado, lugar idílico, o lugar do nascimento do homem e do poeta". A natureza do lugar despertou-lhe para seu nascimento como poeta, foi um livro aberto no qual Patativa leu o mundo.
  • C O lugar de origem e de vivência condiciona ao poeta uma performance única, onde se encontram espaço e sujeito. Desse espaço o poeta recebe uma energia que lhe possibilita uma criação poética singular, ligada à terra, de onde brota a poesia junto com o milho e o feijão, numa relação em que natureza e cultura conversam dialeticamente.
  • D O lugar de origem do poeta carrega uma tradição, uma genealogia, uma história. Essa memória genealógica particular e social, inserida no espaço de Assaré, constitui-se de uma referência para o eu lírico, convertendo-se numa forma de habitar o espaço, da qual fala Bachelard (2008).
  • E Habita-se o espaço não apenas geograficamente, mas através de uma ancestralidade, de uma memória familiar. Nesse sentido, cada indivíduo garante a continuidade e a reconstrução da memória do seu lugar de origem.